Ciclista competindo

O ATLETA

A trajetória de um atleta de sucesso...

Atleta recebendo premiação

O INÍCIO

NATURAL DA CIDADE DE CURITIBA/PR. QUANDO CRIANÇA MAURO RIBEIRO JÁ DAVA SUAS PRIMEIRAS PEDALADAS PELOS BAIRROS DA CAPITAL.

Incentivado por Renato Romeu – grande ciclista que motivou toda uma geração – no ano de 1980 aos 16 anos de idade Mauro iniciou o ciclismo profissional no time Cicles Clube Romeu e aos 17 já era campeão no Pan-Americano de Ciclismo, na prova por pontos e na modalidade perseguição individual, na categoria júnior (1982).

Ciclista comemorando vitória

DISPUTA EM MUNDIAIS

1983

DISPUTOU O MUNDIAL EM FIRENZE, NA ITÁLIA

Conquistou a medalha de bronze nos 400 metros por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Caracas.

1985

APÓS PARTICIPAÇÃO NO PAN-AMERICANO (VENEZUELA)

Mauro se mudou para a Europa, onde conquistou mais 17 títulos internacionais.

Ciclista em pista Dois ciclistas com bicicleta Ciclista em competição

AUGE DA CARREIRA

SEUS MELHORES ANOS DE CARREIRA FORAM AOS 27 ANOS DE IDADE.

Em 1990 ficou entre os 60 melhores ciclistas do mundo e no dia 14 de julho de 1991 conquistou – como membro da equipe francesa RMO – a 9ª etapa do Tour de France. Ele, que não era especialista em provas por equipes, venceu o trecho que liga as comunas de Alençon e Rennes, tornando-o primeiro e único brasileiro, até o momento, a conquistar uma etapa desta tradicional prova mundial de ciclismo.

O INÍCIO DE UMA NOVA FASE

Em 1995 disputou o Pan-Americano na Argentina, do qual levou a medalha de bronze e no ano de 1996 após disputar a prova de resistência (de estrada) nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Mauro encerrou sua carreira de atleta e tornou-se consultor de uma das maiores marcas italianas de roupas para o ciclismo.

Mauro Ribeiro jovem com bicicleta Caloi
Mauro Ribeiro atualmente em competição

NOS DIAS DE HOJE

Regressou ao Brasil em 2001 assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Estrada, do qual permaneceu até o ano de 2008.

Atualmente, Mauro Ribeiro mora na capital paranaense e possui sua própria marca de roupas especializadas para a prática do ciclismo: a Mauro Ribeiro Sports.

2001
1996
1995
1991
1990
1985
1984
1983
1982
1981
Técnico

TÍTULO: Técnico

EQUIPE: Seleção Brasileira

DESENVOLVIMENTO:Regressou ao Brasil em 2001 assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira de Estrada, do qual permaneceu até o ano de 2008.

Final da Carreira

TÍTULO: Final da Carreira

EQUIPE: Specialized

DESENVOLVIMENTO:Desenvolvimento: No ano de 1996 após a disputa de prova de resistência, de estrada, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Mauro encerra sua carreira de atleta.

BRONZE NA ARGENTINA

TÍTULO: BRONZE NA ARGENTINA

EQUIPE: LOTTO

DESENVOLVIMENTO:Mauro deixa a França e se junta a equipe da Lotto, na Bélgica, no mesmo ano também conquista medalha de Bronze nos jogos pan-americanos da Argentina.

TOUR DE FRANCE

TÍTULO: TOUR DE FRANCE

EQUIPE: RMO

DESENVOLVIMENTO:No dia 14 de julho de 1991 conquistou a 9ª etapa do Tour de France, venceu o trecho que liga as comunas de Alençon e Rennes, e se tornando assim o primeiro e único brasileiro até o momento a vencer uma etapa desta tradicional prova mundial de ciclismo.

Entre os melhores do mundo

TÍTULO: Entre os melhores do mundo

EQUIPE: RMO

DESENVOLVIMENTO:Aos 27 anos de idade, em 1990 Mauro ficou entre os 60 melhores ciclistas do mundo, conquistando a 7ª etapa Paris-Nice e sendo campeão midi libre.

FRANÇA

TÍTULO: FRANÇA

EQUIPE: RMO

DESENVOLVIMENTO:Após sua participação no Pan-Americano de Ciclismo na Venezuela, Mauro se mudou para a Europa, atuando pela equipe ACBB (FRANÇA), no ano seguinte foi para a Equipe RMO onde conquistou mais 17 títulos internacionais, equipe onde ficou até o ano de 1992 e viveu os melhores momentos de sua carreira.

ATLETA CALOI

TÍTULO: ATLETA CALOI

EQUIPE: CALOI

DESENVOLVIMENTO:Desenvolvimento: No ano de 1984 Mauro se junta a equipe da famosa marca brasileira de bicicletas, a Caloi, onde fica até o ano de 1985 no qual disputa o Pan-Americano de ciclismo na Venezuela.

BRONZE NO PAN-AMERICANO DE CARACAS

TÍTULO: BRONZE NO PAN-AMERICANO DE CARACAS

EQUIPE: CICLES CASCATINHA

DESENVOLVIMENTO:Desenvolvimento: Após ter sido campeão pan-americano júnior no ano anterior, em 1983 Mauro conquistou a medalha de bronze nos 400 metros por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Caracas.

1982 – CAMPEÃO PAN-AMERICANO JÚNIOR

TÍTULO: 1982 – CAMPEÃO PAN-AMERICANO JÚNIOR

EQUIPE: CICLES CASCATINHA

DESENVOLVIMENTO:Desenvolvimento: Aos 17 anos Mauro já se sagrava campeão Pan-Americano de ciclismo, conquistando a prova por pontos na modalidade perseguição individual na categoria júnior em 1982. Também no mesmo ano foi campeão na disputa do mundial de Firenze na Itália na modalidade por pontos.

1981 – CAMPEÃO BRASILEIRO ADULTO E JÚNIOR

TÍTULO: 1981 – CAMPEÃO BRASILEIRO ADULTO E JÚNIOR

EQUIPE: CICLES ROMEU

DESENVOLVIMENTO:Após a conquista do tricampeonato paranaense no ano anterior, em 1981 Mauro consegue a glória nacional se sagrando campeão brasileiro nas categorias adulto e júnior.